quinta-feira, novembro 27, 2008



Publicado na Lista do CEVJUDO:

"Apenas tenho algumas considerações:

1) Penalber admite doping e culpa desespero por ação antes do Mundialhttp://www.judobrasil.com.br/2008/divulg533.htm

2) Ele diz na entrevista:"Machuquei o ombro e voltei a treinar devagar, mas o tempo foi passando e o peso cresceu demais. Quando eu vi, já estava antes do Mundial e me desesperei. Foi então que um amigo meu indicou um diurético natural, que achava não ser proibido (...)."

a) Ao que me consta, o Lasix tem tarja vermelha e só deve ser vendido com receita médica. Ou não?

b) Apresenta-se como notório o descaso das instituições oficiais em relação ao acompanhamento permanente (se é que há acompanhamento que não seja permanente) aos atletas. Vide os casos conhecidos de atletas fora do peso.

3) A aferição da massa corporal, no judô, até onde sei, ainda é feita um dia antes da competição. Ou seja, embora entenda que o Lasix é droga de ação imediata, intermitente (às vezes constante), não experimentei efeitos 24h após interrupção do uso do mesmo.

Acho improvável que os atletas experimentem desconfortos superiores aos provocados pelo bicarbonato utilizados em investigações recentes do cevlisteiro Guilherme.

Mesmo asism, caso o atleta tenha de ir de 1/2 em 1/2 hora ao mictório, não há muito problema, dado que as lutas têm duração de 5 minutos (que será diminuida para 4 minutos), com intervalos de, no mínimo, 10 minutos. Assim, há possibilidade de um xixizinho entre uma contenda e outra.

Por fim, concordo quando ele fala do O2. Afinal, não é anti-ético um atleta poder usar uma câmara de hipóxia ou treinar na altitude e outro competidor não ter dinheiro para tais procedimentos e ambos competirem em situação de "igualdade"?De qualquer sorte, sugiro a leitura do livro do Sabino:

Fabricio Boscolo

Nenhum comentário: