quinta-feira, outubro 30, 2008

Mudança de faixa é homenagem da Federação de Judô à Sarah


A ausência de dirigentes da Federação Piauiense de Judô - FPIJ - no Aeroporto Petrônio Portella na manhã desta quarta-feira (29) tem uma justificativa plausível, senão até mesmo um motivo mais nobre. A homenagem que a entidade prepara para a nova campeã mundial júnior de Judô, Sarah Menezes (até 48kg), é algo considerado muito importante para qualquer judoca, atleta ou não: a mudança de faixa.
De acordo com Danys Queiroz, presidente da entidade, Sarah deverá ser dispensada do exame de faixa, promovido anualmente para todos os judocas que querem subir de graduação. Faixa preta no esporte, a campeã mundial deve subir automaticamente para o 2º Dan, algo raro entre judocas com sua idade - Sarah completará 19 anos em março de 2009. "Ela não precisa mais provar nada para ninguém", disse Danys, justificando a homenagem.
A decisão só sairá nas próximas semanas, após reunião com outros dirigentes da Federação. No entanto, a liberação do exame de faixa só deve acontecer também com o consentimento da judoca. Pelo entender da FPIJ, Sarah só passa pela avaliação com os demais judocas se quiser, mas participa da festa no fim do ano, que deverá contar como homenagem dos adeptos ao esporte pelo título inédito conquistado na Tailândia
"A Sarah domina muito bem tanto o judô tradicional como as novas regras que estão sendo implementadas. Isso se refletiu até mesmo no resultado dela no Mundial Júnior", acrescentou Danys Queiroz. As mudanças de graduação serão promovidas no mês de dezembro, e os cursos para aperfeiçoamento para tal começam em novembro.

Um comentário:

Unknown disse...

Sou contra esse tipo de coisa,não desmerecendo a menina mas para ser faixa preta tem que passar por todo o "ritual"