Hoje, o JUDÔ PERNAMBUCO publica entrevista com o Deputado EDSON VIEIRA, autor da Emenda que inclui os altetas da Liga no Programa Bolsa Atleta.
Vou responder as questões encaminhadas por ordem e depois farei alguns comentários que podem ser aproveitados por você.
Vou responder as questões encaminhadas por ordem e depois farei alguns comentários que podem ser aproveitados por você.
P. O que levou V.Exa. a incluir atletas vinculados as Ligas?
R. Antes de tudo, gostaria de falar sobre meu perfil como parlamentar. Desde que assumi meu mandato, ainda como vereador e depois como deputado, procurei focar minhas ações no fortalecimento da democracia e nas políticas públicas voltadas, também, para os jovens. O Sistema de Ligas é respaldado pela Lei Pelé e, além de formalmente legal, tem em suas fileiras diversos jovens que gostariam de ter no esporte uma saída, um instrumento de inserção social. Por isso busquei corrigir essa distorção.
P. Como V.Exas. analisa esta discriminação e que caminhos propõe?
R. Acredito que a discriminação é danosa nos seus mais diversos aspectos, então jamais haverá de mim, independente de mandato, inclusive como cidadão, apoio a qualquer forma de discriminação. Na posição que ocupo, combaterei a discriminação, seja ela qual for. Proponho que haja uma completa reforma no sistema atual (de Ligas), mas, para isso, os dirigentes das Federações e Ligas têm que discutir a melhor forma possível para a convivência de ambos, esquecer as discussões passadas e pensar no futuro. Somos responsáveis por esses jovens e temos que tratar o tema de forma madura. Acho que devemos criar uma Frente Parlamentar para a discussão do tema aqui em Pernambuco. Tenho condiçoes de falar com meus pares e buscar apoio, tanto estadual quanto federal, e estimular que os judocas, que são muitos, busquem no seu ambiente de trabalho apoio das mais diversas formas para mudar o quadro atual. Faço a seguinte reflexão: não haverá judocas no Ministério Público, nos Tribunais? Então, precisamos de um canal de articulçao amplo e isento para levar a discussão adiante.
P. V.Exa. acompanha os esportes praticados em Pernambuco?
R. Na medida do possível acompanho, apesar dos jornais e programas esportivos destinarem grande parte do seu tempo ao futebol, o que dificulta que tenhamos um conhecimento mais apronfudado e detalhado da situação.
P. V.Exa., tem conhecimento dos fatos que ocorrem no Judô Pernambucano?
R. Alguns. Tenho notícias através de minha assessoria, da qual faz parte um judoca envolvido nas discussões da LIPEJU. Ele me mantém informado.
P. Como V.Exa. analisa a criação de uma Associação de pais, amigos e atletas do judô, e que apoio ela pode esperar de V.Exa?
R. Acho importatíssimo, desde que essa Associação seja suprapartidária, possa ter componentes tantos da LIPEJU quanto da Federação. Nela, deve-se discutir os rumos do judô pernamnbucano e as melhores práticas para o fortalecimento e o avanço de desporto pernambucano. Não podemos permitir que nossos atletas saiam do estado em busca de apoio e condições para continuar treinando. Assim, só perdemos talentos, que, muitas vezes, nem sabemos que existem. Esses problemas são comuns a todos, à Federação e à LIPEJU, bem como a todos os praticantes de outras modalidades. Em relação ao apoio, vocês têm todo possível, diante das minhas possibilidades, inclusive disponibilidade para servir de canal de articulação na Assembléia Legislativa de Pernambuco e na Câmara Federal.
Aproveito para parabenizar essa iniciativa de discussão, feita de forma democrática, consciente e, acima de tudo, cidadã. Coloco mandato à inteira disposição para outros debates e para articular discussões com outros setores pertinentes ao tema. Parabéns!
Deputado Edson Vieira


3 comentários:
Quero parabenizar o Pietro pela entrevista com o Deputato Edson Vieira, que de forma lúcida coloca-se a disposição para empunhar a bandeira do esporte pernambucana.
Este é um canal e uma voz que se abre na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco em defesa de nossos judocas.
Cabe-nos a maturidade, o respeito, e o despreendimento para sabermos aproveitar.
Pietro continua mostrando que podemos e temos caminhos para o crescimento de nosso judô.
As plavras do Deputado nos enche de esperança, de que podemos ter uma voz que fale por nõs na Assembléia, no Governo.
O Judô é inclusivo, e não exclusivo de uma casta.
Atletas de Pernambuco sem bolsa atlera até DEZEMBRO.
Isso é um absurdo.
Postar um comentário