
O Estatatuto da Federação Pernambucana de Judô determina que o objetivo da Federação é desenvolver o Judô, protegendo seus interesses, aperfeiçoando e intensificando sua prática; manter e incrementar relações amistosas e desportivas entre seus associados e demais segmentos da sociedade.
O retrato que vemos hoje no judô de Pernambuco é completamente diferente, e se você continuar a ler o Estatuto é uma obra de ficção, na atual gestão.
Em todos os artigos que venho publicando, é demonstrado claramente o descompromisso com o esporte pernambucano.
Precisamos mudar o atual quadro. E começa pela necessidade de que cada um comece a cobrar de seus técnicos um posicionamento em defesa dos interesses dos judocas e do judô pernambucano.
Dia 20 de janeiro, vai ter uma assembléia, na Federação, e temos algumas sugestões para a melhora do judô:
- Que o Campeonato Pernambucano seja feita em 5 fases, e não em 4, pois isso impossibilita que dois atletas tenham a mesma pontuação;
- Que todas as regras sejam claras e transparentes, e sejam publicacas no site, para que todos os judocas tomem conhecimento;
- Que se defina com clareza os objetivos do ranking;
- Que os atletas melhores colocados em seu respectivo ranking, tenha vaga assegurada para representar o Estado, ou que tenha vaga assegurada para disputar a Seletiva, participando da mesma com vantagens sobre os demais adversários;
- Que seja feito acordos com as Federações mais próximas, como por exemplo: Paraíba, Rio Grande do Norte, para um intercâmbio, no sentido de dotar nossos atletas de experiência fora do Estado;
- Que não seja expressamente probido que atletas participem de competições em outros Estados, como aconteceu com a Copa Fortaleza, entre outras.
- Que o critério de Escolha do Melhor Atleta do Ano, cumpra as regras estabelecidas, e não seja nomeada arbitrariamente.
Este é um momento que nossos técnicos devem se posicionar em favor do judô Pernambucano, seguindo a Risca o que está Estabelecido no Estatuto.
O Silêncio nesta assembléia, não lhes dará o direito de ficar criticando nos bastidores, como sempre acontece.
Temos muito mais Academias Associadas do que Filiadas, vamos alterar a Regra em favor do crescimento do Judô Pernambucano, e tenho uma sugestão:
- Poder se Filiar as Academias que possuírem como Representantes judocas Faixa Preta, desde que tenham o Curso de Educação Física, devidamente reconhecido.
Pois a atual regra, diminui de forma acentuada o número de Academias com direito a voto, e poder de melhorar nosso judô.
Este é o momento de mudar o Judô de Pernambuco, depende exclusivamente dos donos de Academias, mas todos podemos cobrar de nossos técnicos um posicionamento mais efetivo.
Pietro Garcia

Nenhum comentário:
Postar um comentário