terça-feira, outubro 21, 2008

Mundial Júnior servirá como teste para mudança nas regras do judô


Do UOL Esporte
Em São Paulo

O judô competitivo deverá sofrer drásticas mudanças em suas regras a partir do ano que vem. Pelo menos, é isso o que sinaliza a Federação Internacional de Judô (FIJ), que utilizará o Campeonato Mundial Júnior, em Bancoc, na Tailândia, para realizar testes alterando normas comuns da modalidade.

Ippon no judô? Mudanças como a extinção do koka podem causar polêmica no esporte

A primeira delas será a extinção ou, pelo menos, diminuição do uso do mate - comando que paralisa a luta. A intenção é que o combate passe a ser mais dinâmico. Outra mudança será o fim do koka - pontuação mais baixa do judô. Além disso, a FIJ irá diminuir o tempo do golden score de cinco para três minutos.
"Não existe melhor laboratório no mundo para testarmos essas novas regras do que o Mundial Júnior", afirmou o presidente da FIJ, Marius Vizer, em discurso entoado pelo diretor de arbitragem da entidade que comanda a modalidade: "Tudo o que queremos é manter o espírito do judô", comentou Juan Barcos.
A FIJ ainda confirma ter a intenção de consultar as delegações para saber suas opiniões em relação às mudanças nas regras. A entidade planeja fazer o contato assim que o Mundial acabar, no próximo domingo.
"Depois do evento, vamos colher a opinião dos atletas, técnicos, árbitros e oficiais para ver se as mudanças são boas ou não e, a partir daí, tomar nossa decisão antes do começo da temporada 2009. É apenas um teste e queremos o feedback deles", concluiu Barcos.
Dias antes do início das Olimpíadas de Pequim, um anúncio semelhante foi divulgado para as delegações. Elas foram informadas que os árbitros teriam maior rigor em relação às punições por excesso de postura defensiva.
O anúncio, no entanto, causou grande confusão na época e chegou a ser praticado somente por parte dos juízes na China, o que gerou reclamações de algumas equipes após o evento.

Nenhum comentário: