sábado, novembro 18, 2006

JEB´BS


Ministério do Esporte garimpa talentos durante segunda fase das Olimpíadas Escolares JEBs 2006

Enquanto cerca de 2,7 mil jovens de 12 a 14 anos estiverem competindo nas Olimpíadas Escolares JEBs em Poços de Caldas, entre os dias 17 e 24 de novembro, o Ministério do Esporte irá aproveitar o encontro para garimpar talentos dentre os competidores. A praça central da cidade receberá uma estrutura onde será realizada a seleção. O objetivo é que todos os participantes das Olimpíadas realizem os testes.

Os resultados serão encaminhados para uma rede de dados e,posteriormente, para o Banco de Talentos do Ministério do Esporte. OBanco é disponibilizado para confederações, federações, clubes e demais entidades que possuem equipes esportivas.

De acordo com o diretor de Excelência Esportiva e Promoção de Eventos daSecretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Avellar, estaserá a primeira vez que uma ação de descoberta de talentos acontecerá durante um evento esportivo. "Nossa principal finalidade é levantar um diagnóstico dos jovens que disputam um torneio nacional para conhecer o nível dos atletas. E, dentro desse levantamento, buscaremos detectar talentos esportivos do nosso país", disse.

A mobilização para participar do programa será feita durante os congressos da competição. "Montaremos um circuito na praça e teremos um carro disponível para levar os jovens do local das Olimpíadas até lá.Para isso, queremos fazer um trabalho de sensibilização, de convencimento juntos aos técnicos das delegações para que o máximo possível de garotos realize os testes", explicou Avellar.

Resultados Os testes aplicados são baseados em estudos científicos: são avaliados as medidas de estatura, massa corporal, envergadura, e feito testes de flexibilidade, força-resistência, força-explosiva, agilidade, velocidadee resistência geral. Os dados colhidos nos testes são cadastrados por meio uma Ficha de Registro de Dados e lançados em um programa de computador. O software compara os dados com as informações de atletas de alto nível, apontando, assim, possíveis talentos esportivos.
Rafael Brais de Castro Ascom-Ministério do Esporte